quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Encontros e despedidas



Hoje uma amiga querida está deixando Lima - ela e o marido seguem para o próximo posto da carreira... Ontem teve almoço de despedida e depois happy hour de despedida... e essas despedidas... ai... essas despedidas ainda me matam!

Claro que quando escolhi viver essa vida, pelo mundo, já sabia que as despedidas viriam e que eu teria de lidar com elas com bastante frequência... mas confesso que é uma coisa muito chata!! A gente sobrevive, claro... mas eu não sei se algum dia vou me acostumar...

Primeiro eu tive de sair de São Paulo, deixar família e amigos, quando casei e fui morar em Brasília. Proibi todos os meus amigos de se despedirem de mim! Afinal, a minha festa de despedida foi, também, minha festa de casamento... não ia ser legal a noiva passar metade do tempo se debulhando em lágrimas, certo? Sem contar que ia borrar maquiagem, estragar as fotos, e o clima da festa ia pras cucuias! Não... proibi, mesmo! 

Depois tive de sair de Brasília... e foi um tal de almoço de despedida, jantar de despedida, happy hour de despedida... Sério! Passei umas duas semanas só dizendo "tchau" (e segurando as lágrimas)! E depois eu ainda fiquei um mês em São Paulo, antes de vir pra Lima, pra me despedir (novamente) do pessoal de lá!!

Claro que as despedidas fazem parte das mudanças, claro que eu queria encontrar todo mundo antes de ir embora... mas dá uma tristeza... uma tristeza continuada, sabe? Daquelas que não param de doer!

E aí, quando a gente acha que tá tudo sob controle, porque afinal a gente se prepara para nossas despedidas - que bem ou mal só devem acontecer a cada dois ou três anos, quando nós nos mudamos - os amigos que a gente faz, pelos lugares que a gente passa, começam a se despedir da gente!! Ou seja, as despedidas fogem do nosso controle e começam a pipocar no tempo, antes do que tínhamos previsto!

Lama... total!!

E a gente começa a sentir saudade antecipada, e começa a pensar em todos os outros amigos que estão por perto e que, uma hora ou outra, vão se despedir da gente...

Uma das melhores coisas de chegarmos num País novo são os encontros, quer dizer, os amigos que fazemos por aqui! Nós tivemos sorte de encontrar pessoas incríveis e fazermos amizades sinceras, que, certamente, vamos carregar para todo canto do mundo, com ponto de encontro marcado, no futuro, em Brasília... Não posso reclamar disso, aliás, só tenho a comemorar! 

Mas não é que esse povo resolve ir embora, assim... de uma hora pra outra?! (ok... teve um aviso prévio de uns 2 ou 3 meses... mas mesmo assim! Lama!)

Claro que racionalmente a gente nem precisa fazer esse "drama", nem sofrer tanto por conta disso porque, bem ou mal, a gente sente saudade, mas não fica ausente. É só saber se fazer presente, não é? E quando a gente quer, a gente consegue. Arruma um tempinho, dá uma ligadinha, escrever um e-mail, bate um papo, troca mensagens pra saber das novidades, nos vermos ao vivo pelo computador! Afinal, é (também) pra isso que serve essa tecnologia toda!

Mas, mesmo assim, a gente sente saudade de sentar pra tomar um café com o amigo... sente saudade de se encontrar e dar risada, ficar batendo papo sobre nada e sobre tudo... saudade de comentar as pequenas coisas que  acontecem no dia a dia... Enfim, temos dias melhores e dias piores nesse exercício diário de "aprender a sentir saudade"...

Como já disse Vinícius de Moraes - que não por acaso, foi diplomata - "A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida". Fico feliz por ter encontrado tanta gente bacana até agora, nessa vida de caixeiro viajante! 

E, no fim das contas, como disse uma amiga, é melhor sentir saudade, pois "triste é não ter saudade de nada nem de ninguém"!

Beijos! Saudades!
Tila.

PS 1: o post é em homenagem à Thaís, uma amiga querida que eu fiz aqui em Lima, e que eu vou reencontrar pelo mundo! Mas é claro que se aplica também a todas as minhas amigas queridas de São Paulo, de Brasília e do resto do mundo!

PS 2: a fotinho é de um blog que eu adoooooro, que tem frases incríveis! É esse aqui ó: i can read

3 comentários:

  1. Ai flor...
    Sei muito bem o que e isso...hj conversando contigo me deu uma saudade dos almocos, dos cafes no meio da semana em BSB. Beijos carregados de saudade

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Risos... Dá uma tristeza, mesmo... mas depois passa! A gente se torna mestre em manter contato e as amizades que vão ficando pelo meio do mundo!! :)

      Excluir