domingo, 25 de março de 2012

Vamos a la playa!!



Quando cheguei aqui em Lima - e até mesmo antes de vir pra cá - todo mundo dizia que o mar daqui seria geladérrimo... que seria impossível tomar banho de mar... que ainda que fizesse um calorzinho bom, no mááááximo daria para colocar um biquíni e tomar sol, porque a água era impraticável... Notícias super animadoras pra quem é carioca e adora uma praia, né?

Como eu nunca tinha colocado meus pezinhos no Pacífico, mas sempre tinha escutado que a água realmente era mais gelada do que a água do "nosso lado" do continente, fiquei meio decepcionada com as dificuldades que a praia limenha apresentava...

Sendo assim, no verão passado, nem me atrevi a descer pra praia... até fui dar um passeio, mas só pra ficar mais pertinho do mar... nada de biquíni... só tênis e bermuda, mesmo.

Até que nesse ano recebi ilustres visitantes que fizeram questão de provar o banho de mar limenho e, com isso, em um dia bem ensolarado nos enchemos de coragem e descemos pra praia - eu, minha mãe e minha tia!

Para falar bem a verdade, minha mãe não estava muito animada com o passeio, pois - embora seja carioca - morre de medo de mar! Só toma banho de baldinho, pagando aquele mico básico em Ipanema, Leme, Copacabana, ou qualquer outra praia no Rio... O baldinho só fica de lado quando o mar é realmente uma lagoa, daqueles que a gente só encontra em Jericoacoara, Boa Viagem, Porto de Galinhas e outras praias brasileiras parecidas com o mar do caribe... fácil!

Como aqui é praia de surfista, com muita onda e tudo o mais - e era isso que víamos o tempo todo, daqui das nossas janelas: ondas e surfistas - acho que ela tava com um certo receio de se afogar e, por isso, nem tava muito empolgada com o passeio... Mas eu minha tia estávamos adorando!

Para quem não conhece a praia daqui de Lima - e eu sequer imaginava que seria assim, até chegar aqui - ela é bem diferente do que estamos acostumados. Em primeiro lugar porque não tem areia... e aí está o maior problema e a maior dificuldade...

Eu já tinha ido em praias de seixo, mas seixos pequenos. Eles machucam o pé na hora em que pisamos, mas não é nada que um par de havianas não resolva. O problema aqui é que não são apenas seixos pequenos... mas seixos e pedras, de todos os tamanhos! Tem seixo pequeno, mas também tem pedra de mais de 30 centímetros de "diâmetro"... É difícil. Não só andar por ali, mas sentar... não é nada confortável... dói tudo! E nós não tínhamos cadeira de praia, nem uns colchonetes de ginástica - que o povo costuma levar pra praia aqui, porque, é sério... ninguém merece!! 

Mas, enfim... a maior dificuldade mesmo, ainda estava por vir: entrar na água, ficar na água, sair da água!

Engana-se quem acha que o problema é a temperatura da água. Aliás, perto do resto a temperatura não é sequer um problema! Já peguei água muito mais fria no Rio... aquelas correntes geladérrimas que duram uma semana, às vezes... daquelas que a gente entra e começa a dar câimbra nas pernas! Pois é. Aqui não é assim. A água não é quentinha como nossas praias no nordeste, mas pra quem entra no mar no Rio, é sussa!

O problema sério aqui são as pedras. 

A gente não consegue se equilibrar, pois as pedras de dentro d'água são grandes. Mas não tão grandes que a gente consiga colocar os dois pés sobre a mesma pedra. Tampouco são pedras planas, sou seja, você até consegue colocar um pé sobre cada pedra, mas o pé não firma! Primeiro porque a pedra é arredondada e escorregadia demais!! Segundo porque a água tá batendo e você tem de lutar com o "balanço" do mar... Terceiro porque a gente tinha de se preocupar em prender as havaianas nos pés, pois o mar ia batendo, a gente se desequilibrava e nada da bichinha ficar quieta no pé... era um tal de perder a havaiana e sair desesperada atrás dela... porque aqui o mar puxa! Mesmo na beirinha, ele puxa!!

Sente o drama.










E, além de tudo isso, eu não conseguia parar de dar risada com a minha mãe tentando entrar na água!

Sério. Acho que eu nunca ri tanto com um simples banho de mar!! Foi hilário!! Nós parecíamos três patetas!!! Mas foram os 15 minutos mais divertidos do ano!!

E pra sair da água foi ainda pior do que pra entrar!! Não sei exatamente porque... talvez porque a gente esteja de costas pras ondas e fique mais difícil prever a hora que ela vai te desequilibrar...

Depois a gente nem ficou com tanta vergonha... pois mesmo os "locais" na hora de entrar e sair do mar sofrem demais, também! Não fizemos tão feio assim...

No fim das contas, nós percebemos que além das cadeiras e/ou colchonetes (daqueles de ginástica ou de yoga) - que são materiais essenciais para a praia limenha - seria bom comprarmos uma espécie de sapatilha, própria pra entrar em mar de pedras... é uma sapatilha de neoprene, com a sola emborrachada, que facilita a vida da gente! Conseguimos encontrar (baratinho) numa loja aqui e nossa segunda incursão à praia já foi mais simples, pois não precisávamos mais nos preocupar em prender e caçar nossas havaianas (muito embora as demais preocupações já atrapalhassem um pouco a performance de sereias...).

Depois de tudo isso eu ainda ganhei uma cadeirinha de praia, pra poder aproveitar melhor o sol, quando eu quiser matar saudades da praia - afinal, quem não tem cão caça com gato e, apesar de dar um trabalhão, e não ser a mesmo coisa que as praias brasileiras, o passeio vale a pena!

Ontem, depois de bastante tempo, fez um dia lindo, num sábado! Consegui convencer o marido a ir comigo pra praia! Claro que ele foi no melhor estilo "sou paulista e não abro!": de bermuda, camiseta e tênis... ainda "roubou" minha cadeirinha, pra ficar lendo um livro... Mas, tudo bem porque pelo menos ele foi comigo! E eu, toda empolgada, tomando sol deitada nos seixos (fingindo que era uma boa sessão de shiatsu -meio agressiva, mas ok!), feliz da vida! É verdade que só tomei um pouquinho de sol, pois logo em seguida o sol se escondeu por trás de uma nuvem e não deu mais as caras... mas, pra quem é doente por praia como eu, só de ficar vendo as ondas batendo, e sentindo a brisa do mar de pertinho, já vale a pena!

E assim, se você quiser vir pra cá no verão, eu recomendo que vá sim à praia! Não é a praia que estamos acostumados, mas quando a gente conhece novos lugares, as experiências têm de ser diferentes, mesmo, não é?! Portanto, acho que vale a pena! Nem que seja pra você rir de si mesmo!!

Beijos,
Tila.

Um comentário:

  1. hahaha...parece que vivi tudo de novo, ate dava pra ouvir o barulhinho da água nas pedras e tua mae gritando com medo dos bixos-não-humanos...hahaha... obrigada por tudo!.bjs

    ResponderExcluir