sábado, 16 de fevereiro de 2013

Minhas Listas: Livros - jul/dez 2012


Bom, como o ano só começa mesmo depois do Carnaval, nem estou tããão atrasada com a minha lista de livros lidos no último semestre de 2012! ;)

Sem mais delongas, vou aos comentários!

  • Galiléia: acho que eu já comentei aqui que eu queria ler mais livros de autores brasileiros (estou até pensando em fazer um semestre "temático" só com brazucas...rs). Este aqui é de um autor contemporâneo (Ronaldo Corrêa de Brito) e, embora eu tenha curtido o fato da história se passar no meio do sertão, achei o livro meio arrastado... Quem sabe eu tento ler outro livro dele no meu "semestre brasileiro" para ver se mudo de opinião.
  • 1808: há muito tempo eu queria ler esse livro! Sempre adorei história e também acho que eu poderia ler mais coisas sobre o tema... especialmente porque a gente estuda história de um jeito meio superficial no colégio (não dá tempo de entrar em muitos detalhes) que eu sinto falta de conhecer tanta coisa! (nerd! rs...) Esse livro é ótimo para quem quer começar a ler um pouco mais o tema, e também para quem não tem o costume de ler livros históricos. Achei a leitura bem leve! Muito bom! (mas é como eu disse: estava procurando um livro de história!)
  • 1822: já que eu comecei, precisava terminar! (embora agora, salvo engano, também já tenha sido publicado o 1889 e, então, teoricamente, eu não termineeeeei...). Gostei mais do 1808. Achei esse meio devagar, meio que contando umas passagens não tão interessantes... me deu um pouco a sensação de que era pra "encher as páginas", sabe?
  • Assando bolos em Kigali: muito bacana! Dá pra ter uma ideia de como é viver na África - triste, claro, muita pobreza, mas também dá pra ver que eles têm uma alegria, um colorido, que é bem típico deles e, talvez por isso, consigam viver apesar de toda tristeza que os cerca (até porque, lá também tem muita coisa bonita, né?). Vale a pena!
  • O céu que nos protege: sinceramente, não gostei muito não... achei meio confuso, meio superficial... sei lá, achei os personagens meio chatos, mesmo.
  • O caderno vermelho: esse livro eu deixei no carro, e lia sempre que tava esperando por alguém ou alguma coisa (sério... nível máximo do vício, né? não conseguir ficar 5 minutos sem ler ...rs). É um livro bem pequeno, de contos curtinhos. Mas eu adoro Paul Auster e esse aqui não me decepcionou!
  • As viagens de Alice: a ideia do livro é muito legal, especialmente para quem curte viagens e tem vontade - como eu - de fazer viagens temáticas. Ela conta viagens que fez para a Itália para aprender a cozinha, para a Inglaterra para participar de uma convenção sobre Jane Austen, outra para a Provence para conhecer os jardins mais bonitos da região. Achei super bacana e, claro, morri de inveja!
  • Como Woody Allen pode mudar sua vida: tinha visto um crítico dizendo que era super legal porque fazia várias referências aos filmes dele, cheio das neuroses (que eu adooooro!), e que ele tinha lido super rapidinho, porque era delicioso. Sério. Achei beeeem chatinho! Tem um viés psicológico, fica analisando os comportamentos... e eu achando que ia ser um livro só sobre os filmes e personagens... muita psicologia. Não curti.
  • Gabriela: clássico, né? Aproveitei que tava rolando a minissérie - e eu não estava acompanhando - para ler. Minha mãe tem essa coleção do Jorge Amado, linda, de capa dura vermelha, letras douradas e editada quando o português ainda tinha "aquêle" monte de acentos circunflexos! Rs... Preciso ler vários ainda... redescobri Jorge Amado. Eu adoro! Adorei Gabriela!
  • Ausência na primavera: Agatha Christie... tem gente que não curte, mas eu gosto! Esse livro é meio diferente - porque não é exatamente sobre mistérios, suspenses, etc.. mas eu gostei. 
  • Agosto: outro brasileiro! Até que eu li alguns nesse semestre, né? Gostei muito. História brasileira (acompanha a crise e os dias que antecederam o suicídio do Getúlio), mas romanceada (tem aquela historinha de fundo, sabe?). Bem bom!
  • Minha querida Sputinik: esse é do Murakami (autor japonês). Eu gosto de livros de japoneses - falando assim até parece que eu conheço pacas a literatura japonesa...rs... claro, que eu não tenho um suuuuper conhecimento dos autores japoneses, mas já li alguns e gostei. O final é bem intrigante, e se não fosse pela amiga japa que me emprestou o livro, e teve outra ideia sobre o desfecho, eu jamais teria pensado no final "alternativo" (e que faz mais sentido)... Nossa... não deu pra entender nada, né? Lê o livro e depois me diz o que você achou do final... rs
  • O sentido de um fim: adorei! Já tinha ouvido falar e achei super interessante a ideia do autor: ele parte da premissa de que o que nós contamos sobre o nosso passado não é, necessariamente, o que aconteceu. Isso porque, nossas lembranças ficam "contaminadas" pelas emoções/sensações que tivemos ao vivenciar os fatos... Por isso a gente "guarda" esses fatos, e os conta depois, como uma "verdade" particular, influenciada por nossos sentimentos. Não é verdade? Achei demais! Adorei o livro!
  • A culpa é das estrelas: triste demais, mas muito sincero. A história é contada por uma adolescente que tem câncer e não aguenta mais despertar pena e constrangimento nos outros. Ela já luta com a doença há alguns anos, então tem uma abordagem particular sobre o assunto - até porque, a doença já faz parte da vida dela há muito tempo, por isso ela já aprendeu a viver com isso. Mas os clichês estão lá o tempo todo, irritando-a. Enfim, achei uma abordagem diferente para o tema, que acaba transformando a leitura. De todo modo, é triste. Não tem como não ser.
  • Sagrada família: mais um brazuca! Gostei demais! É o segundo livro do Ignácio de Loyola Brandão que eu leio (acho!). Adoro as colunas dele no Estadão, mas não tinha gostado do primeiro livro. Agora ele "se redimiu" (pretensão a minha né?). Gostei bastante. É a história de uma família, de cidade pequena, no interior de Minas, contada por uma das crianças da família (depois de crescida).
  • A visita cruel do tempo: diferente. Histórias que se cruzam não de uma forma evidente. Histórias diferentes, personagens fortes. Gostei bastante! Quero ler mais da autora (Jennifer Egan).
  • Bonsai: praticamente um conto. É bom, mas não é arrebatador. 
  • Serena: eu gosto muito do Ian McEwan. Esse aqui demora um pouco para engatar, sabe? Mas eu adoro o jeito como ele descreve as cenas, as elocubrações de cada personagem... Vale a pena (embora não seja o melhor dele).
  • Young hearts crying: também adoro o Richard Yates. Infelizmente ele tem poucos livros, e menos ainda traduzidos para o português... Acho que ele retrata muito bem a sociedade americana nas décadas de 50, 60, 70... Gosto muito dos personagens, seus conflitos... enfim, também gostei muito desse livro (e já baixei mais um para ler!).  
Bom, esses foram os livros do final de 2012. E, só para registrar, consegui alcançar minha meta de um livro por semana, no ano!!! Li 53 livros em 2012!! :)


Os melhores do semestre (só vou escolher dois, senão...): "O sentido de um fim" e "Young hearts crying".

E você? Já escolheu os próximos?!

Beijos e boas leituras!
Tila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário