terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Cinemão

Nessa última semana, antecedendo o Oscar, haviam vários filmes e cartaz que eu queria assistir. Corri pro cinema, com direito a sessão dupla no sábado, para assistir alguns filminhos! Aí me lembre que esse post aqui já tinha sido pensado e repensado várias vezes, todas as vezes em que eu fui ao cinema aqui no Peru, basicamente...rs

Eu adoooooro cinema! Costumava ir ao cinema toda semana, às vezes mais de uma vez! Assistia de tudo! Em São Paulo a gente pode assistir a tudo e qualquer coisa, né? (aliás, sempre tento dar um jeito de estar em São Paulo na época da mostra de cinema!) 

Em Brasília também dava para ver de tudo! Claro que a oferta de filmes "alternativos", ou melhor, fora do circuito tradicional (leia-se blockbusters americanos) não era tão farta como em São Paulo, mas tinha bastante coisa interessante! E em Brasília havia a enorme vantagem de não precisarmos nos programar com três dias de antecedência para ir ao cinema, como era o caso em São Paulo... sim, pois em São Paulo você precisa de três dias de antecedência para encontrar alguém que tenha espaço na agenda para ir num cineminha com você (lá as pessoas sempre têm as agendas suuuuper atribuladas, com mil compromissos, e marcar um simples cineminha geralmente é algo bastante trabalhoso...). Aí vocês escolhem o filme e têm de comprar pela internet - e pagar um módica taxa de conveniência. Ou, você também pode  chegar com duas ou três horas de antecedência (dependendo do filme, e do cinema), para conseguir comprar os ingressos (porque eles esgotam!). Depois, claro, você tem de ficar uma hora na fila para pegar um bom lugar - se não comprou nos cinemas mais civilizados que têm lugares marcados.

Enfim... um certo trabalho, né? Em Brasília - claro, se não fosse a sessão das 20hs do sábado - você pode resolver ir assistir a um filme, com meia hora de antecedência, e pronto! Você consegue chegar, estacionar, comprar e entrar! Numa boa! :)

Aqui em Lima é mais ou menos assim, também. Se não é a sessão das 20hs do sábado (claro!), dá para chegar com uma meia horinha de antecedência (na terça à tarde, até menos), que você consegue pegar a sessão com tranquilidade! Ah, infelizmente, ainda não fui a cinema com lugar marcado aqui. Nem sei se tem.

Embora tenhamos bastante salas de cinema por aqui, não temos um bom circuito alternativo. Para falar a verdade, além do cinema da PUC (em San Isidro), de uma sala específica no cinema do Larcomar (aqui em Miraflores) e dos centros culturais que têm sessões de cinema (conheço uns 3), não temos circuito alternativo - e mesmo nos centros culturais o que passa, geralmente, são os filmes mais antigos e não os lançamentos. O que é pouco (para a capital do País!) e uma pena.

Mas o que é curioso mesmo aqui é o comportamento do pessoal dentro da sala de cinema.

Primeiro porque a galera não tem o menor pudor (educação?) em falar no meio da sessão de cinema. Veja bem, não estou falando de sussurros durante o filme, para comentar uma ou outra cena especial. Não... a galera fala, mesmo! Como se estivesse conversando na sala de casa, sabe?! Isso quando não conversam no telefone. Sim, o telefone toca (!), o sujeito atende (!!), e fica conversando, explicando que tá no cinema, que não pode falar naquela hora, mas combina uma outra hora para eles conversarem (!!!). Sério.

E o pior é que você manda aquele inconfundível "shhhhhhhhiiiiiiiuu"... e a pessoa não tá nem aí! Eu acho que talvez eles não compreendam que se alguém faz "shhhhhhhhiiiiiuuu", é porque o outro tá incomodando, com seu conversê no meio da sala de cinema! Sabe quando a pessoa não tem a menor ideia de que tá fazendo algo errado, então a "bronca" não tem o menor sentido, logo, "não é comigo"?!? Eu tenho a impressão que é isso. As pessoas simplesmente não acham um absurdo ficar conversando durante a sessão de cinema, como se estivesse num encontro entre amigos, e não no meio do filme! Logo, a bronca não é pra elas.

E quando rolam aquelas cenas super silenciosas, o maior suspense, e tem sempre uma galera conversando!!! Nossa... eu fico mega irritada! Quando o filme tem muitas dessas ocorrências eu fico tão de bode que passo um tempo sem querer voltar ao cinema... vendo filme só no sossego (e silêncio) do meu sofá!

Outra curiosidade, a galera leva às emoções ao extremo. Se é rola uma cena engraçadinha, a galera cai na risada. Tipo, gargalhada?! Percebi isso quando fui assistir a um filme do Woody Allen - que nem era um dos mega mais engraçados dele ("Você vai conhecer o homem dos seus sonhos"). Eu amo Woody Allen. Amo sério! Acho seus filmes deliciosos, justamente porque (no geral) têm aquele clima leve, cheio de ironias... é isso! Esse é o exemplo: a ironia aqui gera gargalhadas no cinema! Eu nunca fui assistir a um besteirol aqui, mas nem quero ir... corre o risco de sair gente passando mal do cinema, com ataque de asma, sei lá... 

O contrário também acontece. No fim de semana fomos assistir ao filme que conta a história da caçada, pelo exército americano, ao Bin Laden. Se você entra no cinema para ver esse filme, não pode se surpreender porque as pessoas morrem no filme, certo? Aparentemente, não se você está no Peru (ou, talvez a gente tenha dado azar de pegar muita gente desavisada no cinema?). A cada tiro seguido de morte, a galera mandava um: "oooohhh!!" (oi???)

Imagina quantos "ooohhhh's" a gente não escutou durante as duas horas do filme?

No fim das contas, assim como o trânsito, acho que o cinema aqui é uma experiência sociológica. Você consegue aprender um bocado sobre como o povo aqui é. Porque, no fim das contas, no dia a dia eles também são assim... têm algumas reações exageradas, sabe? Quando eles se desculpam eles se desculpam muuuuuuito. Quando eles pedem alguma coisa, eles praticamente choram! Quando eles riem de alguma coisa, eles dão muita risada! É curioso.

Mas agora, você já sabe: se vier ao cinema no Peru, se prepare. É uma experiência um tanto diferente! Rs...

Beijos,
Tila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário