terça-feira, 5 de março de 2013

Diário de Viagem - Máncora

Uma das coisas interessantes do Peru - que eu simplesmente não sabia antes de vir morar aqui - é que o País tem lugares muito diferentes, uns dos outros, para se conhecer. Quer dizer, aqui tem praia, tem selva, tem montanha com neve, montanha com cidade inca, diversos sítios arqueológicos, reservas naturais, lago, cidades tipicamente espanholas, enfim... viagens para todos os gostos!

Quando nós chegamos fiz mil planos de viagens, mas no fim das contas a gente acabou meio que se acomodando - um pouco de falta de tempo, também! - e acabamos não visitando tantos lugares como gostaríamos.

Em janeiro bateu um certo desespero porque, afinal, só devemos ficar por aqui por mais um ano e ainda tínhamos uma lista enorme de lugares que queríamos conhecer! Além dos lugares no Peru, há os lugares que ficam mais perto daqui do que do Brasil, que também estavam em nossa lista de "TO DO"...

Aproveitamos o verão para irmos para o litoral norte do País, que todos diziam ser lindíssimo! Como eu já tinha ido a Paracas (veja esse post aqui), e tinha me decepcionado um pouquinho com o visual da praia - embora um monte de gente também tivesse me dito que era muito legal! - estava meio cética em relação a beleza das praias peruanas. Mas não dava para deixar de conhecer! Afinal, eu adooooro praia! E pra mim, até praia feia, vale a pena conhecer! Rs...

E lá fomos nós para Máncora!

Máncora fica meio longe de Lima, ou seja, não dá pra ir de carro. Só que lá na cidade não tem aeroporto, o que significa que para chegar você tem de pegar um avião até Piura (mais longe) ou até Tumbes (mais perto). Nós fomos por Tumbes (cerca de 1h30 de viagem). De lá começa a segunda parte da viagem: você tem de ir de carro até Máncora, num percurso que leva mais ou menos duas horas. A nossa pousada arranjou o transfer pra nós, e eu acho que normalmente as pousadas devem resolver esse detalhe para os visitantes. Vale a pena perguntar. Se, por outro lado, a pousada não te ajudar, lá no aeroporto sempre tem uns motoristas oferecendo seus serviços (o único problema é arrumar alguém para confiar sua vida ... afinal, eles dirigem como loucos por aqui! Não que nosso motorista tenha sido muito prudente... mas dá um pouquinho mais de segurança, né?). 

Bom... nossa pousada ficava na Praia  Las Pocitas - a mais próxima da cidade - e se chamava   Puerto Palos. Nós chegamos à noite, não dava para ver o mar, mas logo percebemos que nossa pousada ficava com o pé na areia, mesmo. Pegamos um quarto delicioso, de onde ouvíamos constantemente o barulho das ondas - que eu adoooro! O quarto tinha um deque que dava de frente pra praia... era só sair do deque, descer dois degraus e já estávamos com o pé na areia! Maravilha! Dá uma olhada na vista do nosso deque:





O quarto era bem confortável, surpreendente, até. Com conexão wi-fi (incluída no preço), canais de TV a cabo (Globo, inclusive!), ar condicionado, um banheiro grande e bonito, e uma vista incrível, claro! Mas além da nossa suite (no site da pousada é a Suite I), só mais uma tinha o pé na areia. As demais (quartos standard) ficavam mais afastadas (próximas da recepção, restaurante e piscina), mas todas com vista para o mar. Portanto, se alguém for seguir a dica, peça para ficar na suíte 16 ou, na dúvida, na Suite I do site, que tem saída direto para a praia! ;)

O café da manhã é bem simples, mas é gostoso. Tem suco de frutas natural, pães torradinhos, café, ovos e... é isso. Mas eu achei bem ok. O preço é bem razoável (mais ou menos uns R$ 170,00 a diária), e a pousada foi eleita uma das Traveler's Choice de 2013 no Trip Advisor. 

No dia seguinte pegamos uma prainha deliciosa durante o dia - água bem agradável (não tão fria quanto em Lima), areia fina, um ventinho gostoso (por volta do meio dia fica mais forte e começa a aparecer uma galera fazendo kite surf)... uma delícia! Especialmente para quem tinha passado mais de 08 meses sem ir à praia, como eu! Rs...

No fim da tarde fomos conhecer a cidade. Nosso primeiro passeio de tuc tuc, embora aqui no Peru tem tuc tuc em tudo que é lugar - faltava mesmo era coragem pra testar, especialmente porque o trânsito daqui só tem doido! No entanto, como não tínhamos outra opção (ou melhor, chamar um táxi sairia o triplo do preço!)... fomos de tuc tuc, mesmo!









Na realidade não tinha muito que conhecer... A estrada corta a cidade ao meio, e tem só um centrinho - beeeeem pequenininho pra dar um passeio. Tem a tradicional igrejinha, a tradicional feirinha, um comércio básico (umas duas farmácias, umas vendinhas, caixas eletrônicos) e uns bares e restaurantes, claro.


Nós demos uma olhada na feirinha... no meio da pracinha tinha uma apresentação de palhaços divertindo a garotada, sentamos num café para tomar uma limonada e esperar o restaurante em que iríamos jantar abrir. 




Nós escolhemos o La Sirena D'Juan, que fica quase em frente à feirinha, pois era o mais bem recomendado do Trip Advisor. De fato a comida era muito boa, criativa, com inspiração tailandesa. Além de compartir uma entradinha de frutos do mar variados, comi um Pad Thai (honesto) e o marido comeu um peixe com molho de frutas que também estava bem bom! Vários pratos com atum, a maioria frutos do mar, mesmo... mas havia opções de carnes.

No dia seguinte, ficamos o tempo todo na pousada, primeiro aproveitando o sol até o último minuto! Depois almo-jantamos por ali mesmo, e aí sim eu comi o que eu tava com vontade! Porque o restaurante do dia anterior era meio cheio de criatividade e o que eu queria mesmo era um bom peixe, com um molho gostoso, sabe? Coisa simples? Comi um filet com molho de camarões, dos deuses!!

Depois disso ficamos apreciando um pôr do sol sensacional!






Incrível, não?!

No dia seguinte já tivemos de retornar para casa, mas valeu muito a pena! Nada mal para um fim de semana! Para quem tinha ficado um pouco decepcionada com as praias peruanas, foi recompensador! Embora não tenha curtido as praias para o sul de Lima, Máncora tem, definitivamente, praias lindas! Vale a pena conhecer!

Beijos!
Tila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário