sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Ah, o tempo...



Ano terminando, correria total, e eu aqui relendo minhas antigas mensagens de fim de ano... faço isso não só para não repetir o que eu já disse (risos!), mas especialmente para ver como eu me sentia naqueles dias... quais eram minhas conclusões... minhas expectativas e esperanças para o ano novo que vinha chegando...

Li a mensagem do final do ano passado e vi que me sentia cansada, talvez até abatida com a quantidade de pedras que tive de escalar, quebrar, transpassar... Mas com a certeza de que, pelo menos, enfrentaria os problemas com forças que só passei a ter justamente por ter passado por tantos obstáculos. E com a esperança de que 2013 seria melhor. Muito melhor.
E os problemas vieram... e alguns permaneceram, outros se resolveram... E a força veio e em alguns momentos se escondeu, mas de um modo geral acho que tenho conseguido enfrentar (bem) as tormentas que chegam, ficam, passam... E outro dia eu vi uma mensagem (vou colar lá embaixo) que achei que tinha a ver com aquilo que tem sido assunto recorrente para mim: o tempo.

O que tem me preocupado nos últimos anos, por mais paradoxal que possa parecer, é o tempo. 

Paradoxal porque quando me mudei de SP para Brasília percebi que o tempo é o que de mais valioso nos faltava em SP. A correria, a necessidade de marcar tudo - até um simples cineminha - com uma mega antecedência, senão as amigas não têm "agenda", senão você não consegue comprar o ingresso, senão você não pega lugar na fila e não acha vaga no estacionamento (isso porque, é óbvio, você tem de sair de casa/escritório com uma hora de antecedência à hora que você tem de chegar na fila!!! oi?!)...

Portanto, sair de SP e ir morar em uma cidade em que você pode marcar um cineminha com meia hora de antecedência, foi uma bênção. Naquela época tive certeza que uma das coisas mais valiosas que eu estava ganhando com minha mudança era, justamente, o tempo! Tempo para fazer coisas que eu já não conseguia mais fazer morando numa cidade como SP. E, desde então, aconselho todos a mudarem de vida para que o tempo passe a ser não apenas um artigo de luxo... caro... raro... mas algo que, com sua presença, transforme seu dia a dia.

Aí vem o paradoxo: mesmo morando em Lima - que embora seja uma cidade grande, também me permite ter tempo para aproveitar uma série de coisas, que eu não aproveitaria em SP - eu começo a sentir falta do tempo... 

Não estou falando do tempo do dia a dia... Mas do tempo que corre, embora as coisas à minha volta pareçam não sair do lugar... E aquilo que eu venho buscando não chega... E várias vezes no decorrer desse ano eu me senti igualmente, ou cada vez mais, presa no mesmo lugar... e o tempo correndo, escorrendo...

Já tive conversas interessantes sobre a falta de tempo na minha vida, e a tristeza que eu sinto por não poder (e jamais vir a poder) ter tempo suficiente, por exemplo, para ler todos os livros que eu gostaria... Coisa de doida, né?

E é de enlouquecer mesmo, se eu começar a pensar em todos os lugares que gostaria de conhecer, de todos os filmes que eu gostaria de assistir, de tudo que eu gostaria de fazer... e não terei, é óbvio (!), tempo para tudo isso...

Aí as coisas pioram quando a gente quer algo agora... ou, ontem. E o tempo passa... e continua passando... e você simplesmente não consegue. Não anda. 

É possível que você esteja lendo isso aqui e pensando: "nêga mais louca... onde já se viu ter tanta ansiedade por coisas desse tipo!". Mas, também é possível que você esteja entendendo exatamente o que eu estou dizendo... rs... 

Fato é que, de toda essa angústia, consegui enxergar o seguinte: em vez de nos preocuparmos apenas com que queremos, gostaríamos e buscamos, temos de parar um momento para entender o que a busca tem nos ensinado.

No meu caso, me ensina a ser forte. Me ensina que eu não tenho o domínio de tudo na minha vida - e essa, certamente, é a lição mais difícil que eu tenho tido de compreender... 

Mais até do que a paciência que eu preciso ter, desenvolver, adquirir. 

A pior notícia que eu recebo é: "sinto muito, mas não tem nada mais que você possa fazer..." - ainda que essa noticia venha depois da constatação de que eu estou fazendo tudo que posso! 

Impotência. Frustração. O desafio é transformar isso tudo em força... em paciência... em sabedoria. Talvez seja isso que o tempo tenha a nos ensinar. Por isso continuo caminhando. Tentando. Crescendo.

E assim, eu desejo que o Natal seja cheio de harmonia e amor, e que o Ano Novo seja cheio de alegrias! Mas que nesse final de ano tenhamos também um momento de pausa, reflexão. De aprendizado, ao avaliarmos o que passou (e o que passamos) nesse ano... E que 2014 traga novos aprendizados, novos caminhos e, se eu puder abusar dos desejos (e não tem momento melhor que esse!), que seja um ano de conquistas. Para mim e para todos nós!

Beijos e Ho Ho Ho!
Tila.  

PS: a frase!!

"Um dia você entende que o tempo não é inimigo, E que ele é o nosso maior mestre. Que tudo vem na hora que deve vir. Que não adianta espernear nem se esconder da vida. Que a fuga não é a melhor saída. E que no fim das contas a gente sempre acaba agradecendo tudo que passou. Porque o tempo (ah, o tempo!) está sempre ao nosso lado para nos mostrar o que realmente vale a pena."
(Clarissa Corrêa)


PS 2: Não é o máximo?! ;)

Um comentário:

  1. Tila querida, Que Deus abençoe sua caminhada de crescimento espiritual, pois, realmente, precisamos entender que nem tudo está em nossa alçada de decisão e que nem sempre o tempo do tempo é o nosso "tempo". Um Natal de paz e um 2014 iluminado pra vc!..

    ResponderExcluir