quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Promessas de Ano Novo

É curioso como no começo de ano todo mundo sai prometendo um monte de coisas... Tenho a impressão que uma das "campeãs de audiência", especialmente no dia de hoje (02/01), é a promessa de começar uma dieta séria!

Hoje não é segunda-feira, mas dada a comilança desenfreada do fim de ano, a promessa da dieta me parece imbatível! (a esse respeito, outro dia li uma entrevista interessante em que o entrevistado criticava essa comilança desenfreada no fim do ano - em especial, no Natal - pois ela retrata uma situação exatamente oposta àquela que se comemora nessa data: o nascimento de Jesus - e a lição de simplicidade e, até mesmo, pobreza material, que este nascimento representa... achei interessante o paralelo).

Além dessa promessa, imagino que a galera prometa uma série de coisas bonitas: ser mais paciente, ser mais compreensivo, ouvir mais, ajudar mais aos outros, se dedicar mais à família ou aos amigos... Tem as promessas que são, de certo modo, mais "práticas": guardar mais dinheiro, consumir menos, trabalhar mais, trabalhar menos, preservar o meio ambiente, fazer exercício, voltar a estudar, parar de beber, parar de fumar... 

Tem também a promessa repetida: todo ano a pessoa promete a mesma coisa... porque não conseguiu cumprir no ano que passou! Tem a promessa impossível: a pessoa sabe que não vai cumprir, mas como é ano novo, a esperança é a última que morre, enfim... se não for naquela empolgação do ano novo, quando será? Tem a promessa pegadinha: você promete e no meio do caminho resolve "dar uma volta" na promessa, ou cumprir uma versão "reduzida"...

Enfim, tem promessa de tudo quanto é gênero... Mas o que eu acho mais importante é lembrar da promessa que você fez no começo do ano (às vezes são tantas e não conseguimos lembrar nem de uma, não é?), e constatar se, realmente, você se esforçou para cumpri-la. Não pelos outros... mas pra você não perder a credibilidade consigo mesmo. Afinal, essas promessas nós fazemos para ninguém menos que nós mesmos, não é? Ninguém promete, pra outra pessoa... As resoluções de ano novo são, geralmente, uma conversa íntima. De mim, pra mim mesmo... Além disso, são, normalmente, grandes mudanças... e essas a gente só faz por nós mesmos.

Eu mesma já fiz algumas promessas em começo de ano. Por isso, vou abusar da boa vontade de vocês e deixar uma dica: escolha uma. Apenas uma promessa. Algo que você realmente acredite que pode tentar. Porque aí, fica muito mais fácil de conseguir. E assim, você conseguirá manter a crença de que promessas de ano novo podem funcionar... que não são apenas algo do imaginário coletivo... que não levam a lugar nenhum (a não ser, às vezes, ao arrependimento...). 

Escolhendo só uma você concentra suas forças... você não esquece do que prometeu... você realmente tem condições de tentar e, ainda melhor, de conseguir!

Eu já fiz a minha. Boa sorte com a sua! ;)


Beijos!
Tila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário