quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Minhas Listas: Livros - Jul/Dez 2013



Estou um tantinho atrasada na lista dos livros do final do ano passado... Mas eu estava em São Paulo e a lista com os livros em Lima... Agora que eu (finalmente) voltei pra casa, consegui preparar o post! :)

No segundo semestre do ano passado eu tentei ler várias biografias (li livros de outros gêneros também, embora tenha tentado dar preferência à elas). Sempre tive um "problema" com elas... achava meio chato ler biografias, mas imaginei que era um "trauma" - a primeira biografia que eu tentei ler foi do Einstein... acho que tinha muito termo técnico,  muitas explicações e fórmulas... fiquei de bode, larguei o livro pra lá (coisa que eu raramente faço!) e peguei bode do gênero (claro que fazia todo sentido tratar dos experimentos e fórmulas, na biografia do Einstein! Mas talvez eu estivesse esperando mais sobre "o resto" da vida dele, e não tantas descrições técnicas... enfim... prefiro pensar que eu não gostei do autor, do que pensar que eu não gostei da vida do Einstei! Risos...)

De todo modo, cheguei à conclusão que deveria dar uma segunda chance às biografias... E no fim das contas eu gostei! Li livros muito interessantes! Vamos à lista!

  • "1000 Dicas para viajar melhor": esse livro aqui eu tinha baixado no Kobo há séculos... tinha começado a ler em uma das minhas ida ao Brasil, mas não tinha terminado... É legal porque dá boas dicas de viagens... e eu gosto das dicas do Ricardo Freire (sempre dou uma olhada no Blog dele quando estou planejando minhas viagens). É um livro bacaninha, embora não essencial.

  • "Amsterdã": de novo Ian McEwan... adoro! Não tem jeito... é dos autores que quero ler tudo! Rs... Esse é o livro com o qual ele ganhou o Booker Prize (cujos premiados eu sempre curto mais do que os do Nobel), embora não seja o livro dele que eu mais gostei. Em determinados pontos achei ele meio "demorado"... quer dizer, eu já sabia onde ia parar, mas a história demorava pra chegar ao ponto... rs... Mas isso não chega a "estragar" o livro...rs... Pelo menos, não pra mim!

  • "Hello Gorgeous: Becoming Barbra Streisand": Amei! O livro é super bem escrito, além de o autor ter feito uma opção muito interessante: ele reconta os 05 anos que mudaram a vida dela, a fase em que ela começa a trabalhar, de fato, no show business, até atingir o auge do sucesso. É sensacional porque sai um pouco daquela linearidade das biografias, que às vezes podem torná-las meio massantes... embora ele conte a história, o passado dela, também - e, especialmente, como o passado moldou a personalidade dela. Sem contar que a vida dela é muito interessante, há uma dualidade nela... Enfim, adorei!! Super recomendo (mesmo para quem não é mega fã dela, como eu)!

  • "The Thread": outra autora que eu gosto muito - Victoria Hislop! Já havia lido os outros dois livros dela e gostado muito (gostei mais do "A ilha", do que de "O retorno", mas os dois são bons!). Daí resolvi ler esse quando vi que tinha lançado. O livro se desenvolve na Grécia, num período conturbado da história do País (antes e durante a Segunda Guerra). É uma história de amores, misturada com os acontecimentos reais, com a cultura do País, como são os outros livros dela, super bem contada - adoro o jeito dela escrever... adoro ler os livros dela (aqueles que a gente não consegue deixar de lado, sabe?). Adorei!

  • "Homem no escuro": esse é de outro autor que eu leio tudo o que publica: Paul Auster. Meio fantasioso. Se você não se incomoda com histórias fantasiosas, meio malucas, ou se você gosta de Paul Auster, vale a pena. Mas se você nunca leu esse autor, sugiro outros livros dele ("Noites do Oráculo", "Desvarios no Brooklin"), embora em alguns ele já tenha usado dos recursos que usa nesse aqui ("Viagens ao Scriptorium", por exemplo).

  • "Eu Fellini": voltei para as biografias. Essa é muito bacana! Não conhecia praticamente nada da vida dele, exceto a filmografia e o fato de que ele se casou com sua musa. Achei sensacional as referências de vida que ele (explica porque) usou nos seus filmes! A paixão dele pelo cinema, pela vida que levou... muito legal, mesmo! Claro que depois saí caçando os filmes dele para ver - ainda não consegui ver tudo, porque, infelizmente, não são filmes disponíveis em qualquer canto... mas eu chego lá!

  • "Billie Holiday": esse aqui é a biografia da Sylvia Fol (melhor especificar porque há várias sobre ela, inclusive uma autobriografia, que fiquei com vontade de ler). Adoro a voz de veludo que ela tinha. Mas, como um monte de gente do meio, teve uma vida desgraçada. O que acabou sendo bacana, na leitura das biografias, é poder voltar à obra dos biografados e rever tudo com outros olhos... sabendo o que se passou por detrás dos filmes, das peças, das gravações, enfim... 

  • "A melhor história está por vir": esse é o segundo livro da Maria Dueñas, e como eu tinha adorado o primeiro ("O tempo entre costuras"), resolvi ler esse daqui. Achei legal, porque tinha acabado de viajar para a Califórnia e o livro, além de se passar (em parte) por lá, também trata do tema das missões e da história daquela região... No entanto, achei o primeiro livro dela bem melhor. A narradora aqui é meio "desinteressante"... sei lá, acho que não gostei muito da personagem... o que acabou "abalando" um pouco a história...

  • "Miles: The autobiography": eu adoro Miles Davis. Esse livro estava aqui na estante há séculos, eu já tinha começado a ler (em 2002, veja bem!), mas tinha largado de lado (talvez pela minha "birra" com as biografias...). Agora sim eu li tudinho! E adorei! Ele tenta explicar a "marra" dele, a cara fechada, a atitude por vezes arrogante... É bem interessante. Ouvir a história contada pelo outro lado. E é bastante impressionante ver como a vida dele foi afetada pelo preconceito racial... como tudo isso era (é?) nos EUA... Sem contar que ele viveu no furacão do jazz! Conhecia todo mundo... muito legal! Para quem gosta dele, de jazz, é uma leitura imperdível!

  • "Marilyn Monroe": essa é a biografia escrita pela Anne Plantagenet (só para não confundir, já que existem milhares de biografias sobre ela). Ela tem um estilo diferente de escrever. No começo eu estava meio "emburrada" com ele, mas depois me acostumei. Acho que os biógrafos tendem a inventar um estilo diferente, justamente para evitar a "mesmisse" nas biografias - afinal, a vida é a mesma, né? Essa é outra artista que sofreu... vida totalmente conturbada, infância tristíssima... não dava para ser uma pessoa equilibrada, mesmo! No fim das contas eu acabei gostando do livro. Não foi a melhor biografia que eu li, mas valeu a pena.

  • "O grande irmão": encerrei o ano lendo outro livro da Lionel Shriver (que eu já havia lido em "O mundo pós aniversário", e comentei aqui). Essa é a minha autora "da vez", estou querendo ler tudo dela! Esse livro também é ótimo! Conta a história de dois irmãos super diferentes, e a tentativa (?) da irmã de "salvar" o irmão. Adoro o jeito que ela escreve, adoro as histórias que ela escreve... engoli o livro! Super recomendo!


Melhores do semestre: dentre as biografias, a da Barbra Streisand e a do Miles Davis. Dentre os demais, o da Lionel Shriver (O grande irmão).

Boas leituras!
Beijos!
Tila.

PS: a foto é de uma das minhas estantes... a "fila dupla" nas duas últimas prateleiras são livros "TO DO"... claramente não preciso mais comprar livros até o próximo semestre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário