domingo, 30 de janeiro de 2011

Selvageria

Antes de me mudar pra cá fiz uma promessa de ano novo... não costumo fazer promessas de ano novo, pois acho que a gente acaba não cumprindo, esquecendo delas no dia 02 de janeiro e por aí vai... Mas como a minha promessa veio só lá pelo dia 10, achei que ela realmente tinha chances de ser cumprida...

Prometi que nesse ano ia dirigir com mais cautela. Todos sempre reclamaram da minha "direção agressiva"... Confesso que sempre gostei de andar rápido e que realmente sempre dirigi  de uma maneira não muito segura... Justamente por isso decidi que o faria, começando esse ano. Vinha tirando o pé do acelerador, e enquanto estive em SP (aqui ainda não temos carro), consegui cumprir direitinho minha resolução de 2011!

Até que viemos morar no Peru...

Todo mundo vinha nos dizendo que Lima era muito legal, mas que o trânsito era um inferno!

Como minha experiência no volante vem de anos dirigindo em SP e no RJ, tinha certeza de que nada que se passasse em terras limenhas poderia me surpreender... Afinal, não tem trânsito mais pesado do que em SP, e mais caótico do que no RJ.

Mas aqui o caos é diferente.

As pessoas são extremamente agressivas, e simplesmente não existe lei de trânsito nenhuma! Nem guardas - afinal, para que guardas quando não há lei?

Aqui rola a regra do: os outros que freiem!

Ninguém respeita faixas... faixas de rolamento ou faixas de pedestre. Só daí já dá pra imaginar o caos, não é? As pessoas vão saindo de uma faixa para outra sem a menor cerimônia, sem se importar com quem vem de trás... afinal, se estão na frente, os que vêem atrás, que freiem!

Também não há respeito às faixas nas conversões... Se você está na terceira faixa à direita, e quer virar à esquerda, basta estar na frente que os demais, e atravessar as 3 faixas, na frente deles, sem muita cerimônia! Afinal, eles que freiem!

Não existem sinais de trânsito suficientes... então, nos cruzamentos, é um salve-se quem puder... ou, como disse o Fred, passa primeiro quem tem mais "sangue nos óio"... De novo, cada um pensa: eu vou passar, os demais, que freiem!

E as buzinas?!?! Um inferno! Como aqui é tudo na base do "pode mais quem é mais agressivo" a buzina é a ferramenta mais essencial dos carros. Buzina-se para tudo! Para ameaçar, para reclamar, para alertar que vai-sim-passar-não-importa-se-você-do-outro-lado-também-quer-passar! É uma verdadeira guerra sinfônica!

Nosso hotel fica em uma esquina, que não tem sinal de trânsito - claro! Passo o dia aqui, com as janelas abertas... passo o dia inteiro escutando buzinas... muuuitas buzinas! E várias freadas escandalosas...

Cinco minutos em frente ao hotel observando o trânsito é uma experiência sociológica! Outro dia um motorista que estava a 40 metros do cruzamento começou a buzinar, e assim permaneceu por 20 segundos, porque um ciclista se atreveu a atravessar o cruzamento, mesmo ele estando a 40 metros de distância!!!

Claro que todos os carros aqui são amarrotados. Claro que eu ainda não vi ninguém usar seta. Claro que a vida não é nada fácil para os pedestres...

trânsito aqui é, realmente, insano! É incompreensível porque as pessoas se comportam dessa forma, totalmente irracional e irresponsável. O trânsito aqui parece um ringue, onde cada um luta para mostrar que tem mais poder...

Diante disso, receio que minha promessa de ano novo não será cumprida. Já providenciamos um carro grande, e provavelmente serei a motorista oficial da casa... eu bem que tentei, mas direção defensiva aqui em Lima não rola! A menos que você não queira sair do lugar...

Too bad... mas não dá pra ter tudo nessa vida, né?

Bjs,
Tila.

3 comentários:

  1. Outro dia eu estava lendo uma matéria em que o colunista falava dos instrumentos da modernidade que, inconscientemente (?), reforçam a antiga intenção de poder e controle do homem em relação à natureza e aos outros homens.
    Ele falava de invenções que encurtam distâncias e ajudam o homem a chegar mais rápido onde quer que queira, do fluxo tb rapido da informação e da distinção que esses instrumentos davam aos seus possuidores, etc...mas fazia uma observação particular sobre os veículos, comparando-os `verdadeiros mastodontes guiáveis e a consequente sensação de força/poder que disto resulta no condutor. Acho q vem dai a idéia de que dentro de uma armadura de ferro eu posso mais... e qu4m vier atrás que freie.
    E eu lembrei da Inha falando do "autorama" que era dirigir na marginal...rs,rs...imagine ai!
    De qualquer forma, acho q vc deve reconsiderar sua promessa de ano novo, pq dirigindo mais zen vc não vai somar sua direção perigosa com a dos outros e vai ter mais noção do todo, para evitar acidentes.
    Te cuida.bjs saudosos

    ResponderExcluir
  2. Tila
    CUIIIDAAAADOOOOOOOO........ kkkkkkkkkk
    Mainha disse que qd (se) for aí vai preferir andar de bike kkkkkkkkkk.

    bjs
    Ângela

    ResponderExcluir
  3. Nanoca, acho que vai ter de rolar uma "meia promessa: não vai dar pra deixar de ser totalmente ousada na direção - senão não saímos do lugar - mas vou ver se desenvolvo um lado zen no volante (até porque senão vou me irritar demais com a ausência de regras, as buzinas, os abusos, etc...).

    Mas quanto a essa questão de sensação de força/poder dentro do carro, concordo plenamente. Cheguei à conclusão que só pode ser isso! Não tem outra explicação para esse comportamento animal de gente que, até agora, me pareceu ser tão simpática!

    Ângela,quanto à bicicleta, diga à ela que eu pretendo comprar uma e posso emprestar pra ela!!

    ResponderExcluir