segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Bailinho na Praça Kennedy


Nós descobrimos essa pérola da cultura limenha num sábado, assim que chegamos em Lima, e estávamos passeando pelas redondezas.  E nada melhor do que começar pelo centro de Miraflores, ou seja, a Praça Kennedy.

A Praça Kennedy é uma praça super antiga, onde ficam - além da "prefeitura" de Miraflores, vários restaurantes e cafés das décadas de 30, 40, 50... conservados e sempre cheios de gente (leia-se: não são decadentes!). Dentre eles estão o Cafe Haiti e o restaurante/bar La Tiendecita Blanca (que eu conheci primeiro pelos livros do Vargas Llosa e recomendo não só a comida, como os sorvetes! Aquelas taças clássicas, com sabores diferentes e deliciosos!). Na Praça Kennedy também fica a La Lucha, que é a mais clássica das lanchonetes aqui de Lima (aqui eles chamam de "sangucheria"... vai entender!) - no melhor estilo Cervantes, ou Bar do Estadão, sabe? Sanduíche no pão francês, com pernil assado, ou lombinho, ou filet... hummm... água na boca!!! Sem contar os sucos deliciosos que eles fazem por lá! Recomendo!

Ali os estabelecimentos mais antigos convivem, harmoniosamente, com outros tipos, em especial os "fast food" - antigamente, quando as pessoas não tinham tanta pressa os restaurantes e bares eram mais caprichados, né? Na Praça Kennedy isso fica evidente! Mas ali tem pra tudo quanto é gosto (literalmente)! Desde os clássicos limenhos, até os modernos arcos amarelos (já não tão modernos, assim...rs...), passando por KFC, Pizza Hut, Burguer King e até um Starbucks.

Apesar de todo o "agito gastronômico" a Praça Kennedy parece bastante com uma praça de cidade de interior, toda florida, com um montão de banquinhos, gente sentada batendo papo - ou só de papo pro ar! Tem também a típica feirinha de artesanatos (pequena, mas que tá sempre ali), além de muita criança brincando e correndo pra todo lado, e, nos fins de semana, também tem o  tal do "bailinho".

Quando chegamos na Praça Kennedy pela primeira vez, na nossa "expedição exploratória",  vimos um aglomerado de gente no meio da praça... mas era muita gente! Por curiosidade fomos direto ver do que se tratava... ao nos aproximarmos percebemos que dali do burburinho vinha uma música, daquelas músicas pra dançar, sabe? Algo meio Buena Vista Social Club... (sorry, mas meu conhecimento de música hispânica ainda é muito parco... se o Fred estivesse aqui ele ia me salvar! Rs...) 

E não é que no meio da praça tem algo parecido com uma "arena" (pequena, é claro), em que as pessoas - especialmente a galera de mais, ou da melhor, idade - se encontram para dançar?! Sim, pra dançar! 

Tem um equipamento de som, meio improvisado, em que um "DJ" (o cara mais jovem do pedaço) fica colocando umas músicas antigas, pra galera dançar! Coisa de dança de salão, mesmo! É um bailinho a céu aberto, para senhores e senhoras! Na verdade, qualquer um pode chegar e dançar, embora os jovens não se aventurem, muito...

É muito bacana! Eu acho!! Dava até pra fazer um estudo sociológico! Rs...


Se eu não tivesse visto com meus próprios olhos... se alguém me contasse que na capital do Peru, uma cidade de mais de 8 milhões de pessoas, rola um bailinho a céu aberto, no centro de Miraflores, onde todos os sábados e domingos os senhores e senhoras das redondezas se encontram pra dançar... acho que eu não acreditaria! 

Mas o fato é que os senhores e senhoras se divertem muito! 


Ah... e é bailinho mesmo, viu? Pois a cada música que termina as senhoras se sentam novamente (na "arquibancada" da tal da arena), esperando que os senhores as tirem para dançar a próxima música! É fantástico!! E eu acho super divertido ficar olhando aquele povo dançando e curtindo muito! 

Imagino que esses tiozinhos e tiazinhas combinem de se encontrar por ali, toda semana... que deve ser um acontecimento pra alguns deles, um compromisso semanal, e um lugar pra encontrar os amigos, a turma do bailinho! Algo desse tipo...

E olha que o pessoal vai pra lá na estica, viu?! Uns tiozinhos colocam até terno, as tiazinhas se enfeitam - fazem cabelo e maquiagem! Dá uma olhada!







No fim de semana em que fui com meus pais e meu irmão, minha mãe intimou meu pai a dançar ( é claro!! E tenho certeza que, se ela morasse aqui, ia querer carregá-lo pra lá todo fim de semana! Rs...). Meu pai é bem "pé de valsa"! Dança de tudo! Ou dançava... porque ultimamente ele tem deixado a valsa de lado e preferido colocar os pés pra cima, melhor ainda se for no sofá lá de casa... rs... 


Mas ele foi e os dois curtiram o bailinho!! Vou colocar umas fotinhos deles pra vocês brincarem de "Onde está Wally"...rs





Ainda vou voltar no bailinho pra fazer umas fotos bacanas das pessoas! E pra curtir tardes tipicamente interioranas, aqui no meio de Miraflores! Tomar um café e curtir uma dancinha!! Risos...

Beijos!
Tila.

Um comentário: