sexta-feira, 29 de julho de 2011

Matando saudades

Toda vez que eu volto a São Paulo aproveito pra matar saudades de um monte de coisas! 


Em primeiro lugar mato saudades da minha família, dos meus cachórros e da minha casa! Todo mundo fica carente e me quer em casa o tempo todo! É sempre uma ginástica na agenda! Rs... E pra piorar meu irmão já não mora com meus pais e trabalha num lugar em que ainda não conhecem a Lei Áurea... Mas, ainda que não consiga vê-lo tanto quanto eu gostaria, dá pra aproveitar bastante a companhia dele! Acho que quando a gente tem pouco tempo e muita saudade gasta o tempo com mais qualidade! 

Também mato saudades do pessoal que trabalha comigo. Quando estou em casa trabalho muito tempo sozinha. Por um lado me acostumei (depois de 3 anos!), e rendo mais porque não tem telefone, e-mail nem convite para um cafezinho (e, vamos combinar, raras são as vezes que me animo a fazer um "balde" de café pra tomar sozinha!), consegui desenvolver uma disciplina particular para trabalhar e tal. Mas ainda acho muito ruim trabalhar só! Já tive dias (vários!) em que passei horas sem trocar uma palavra com ninguém! Consegue imaginar o que é trabalhar por umas 8 horas sem falar uma palavra?! Pois é... Acho que é justamente por isso que nas minhas passagens por São Paulo acabo dando uma "agitada" no ambiente... rs... nossa sala no escritório é uma animação só! A gente fala tanta (mas taaaaanta!) besteira e dá tanta risada que daria (fácil!) pra escrever um outro Blog! Rs... O bom é que depois a gente tem muita coisa pra contar e várias lembranças pra matar a saudade por um tempão!

Esse cabelão significa que a foto tá meio velha?
Significa. Mas é a única que eu tenho aqui!
E tem os encontros com as "azamigas" que eu adoooro! Mato saudade das amigas que mesmo na vida atribulada de São Paulo arrumam um tempinho na agenda pra se encontrar comigo! Ou mesmo pra bater papo pelo telefone quando o tempo é curto! 


Como diz minha amiga Camila, amizade é via de mão dupla, as duas partes têm sempre que fazer um esforço pra se encontrar e manter a amizade firme e forte! (ainda mais na vida agitada que rola em São Paulo) Não adianta um só ficar insistindo, chamar, convidar, tentar armar os encontros, se a outra pessoa nunca pode! Depois que saí de São Paulo e fui morar em Brasília - e agora mais ainda, morando mais longe - comecei a dar mais valor a isso e fico sempre muito feliz quando percebo que minhas amigas dão sempre um jeito de nos encontrarmos quando estou aqui! Também estou sempre tentando  manter contato com todo mundo, mandando e-mail, conversando pelo Skype e pelo MSN... enfim, amizade tem de ser cuidada!


Fotinho do último encontro, antológico, com "azamiga"!
(e o amigo, infiltrado!)

Aproveito para matar saudade de outras "coisitchas" mais!

Mato saudade de pão de queijo, de guaraná, de biscoito de chocolate (Bono! Adoro!) e até de salada de folhas verdes!! Mato saudade de falar "Obrigada!", no restaurante, e de não precisar explicar três vezes como se escreve meu sobrenome... Mato saudades de ouvir as rádios que eu gosto, no carro! Mato saudades do sol! E do céu azul!!! (em Lima o sol anda raro... e o céu nunca é tão azul como aqui no Brasil...) 


Sério... as pessoas não têm ideia de quanto uma coisa simples, às vezes até banal, do nosso dia a dia... faz falta!  Aliás, eu percebi isso quando me mudei pra Brasília e comecei a ter à minha disposição coisas simples, das quais eu sequer sentia falta em São Paulo, de tão acostumada que estava, vivendo sem elas... 

Por exemplo, em Brasília eu tinha céu! Muito céu! Da minha casa, da rua, de todo lugar! Em São Paulo ver o céu a toda hora é mais complicado...  Eu via bastante céu da minha casa, mas não morava na cidade de São Paulo... Então, céu lindo mesmo só no fim de semana.

Em Brasília eu tinha tempo! Podia ler um livro no fim do dia! Sério: eu podia pegar um livro da estante, sentar na poltrona da sala, por volta das 19hs, e ler, enquanto esperava o Fred voltar do trabalho! Também podia decidir, às 18:50hs, ir no cinema! Na sessão das 19:30hs, daquele mesmo dia! Em São Paulo não dá pra fazer isso... você só consegue ir no cinema se planejar com horas de antecedência! Se quiser companhia então, são dias de antecedência - incompatibilidade de agendas é um problema sério aqui em terras paulistanas!

Mas eu sequer sentia falta dessas coisas, pois simplesmente não sabia nem que poderia tê-las! Não é muito louco, isso? Como já diz o poema: a gente se acostuma, mas não devia. Se acostuma à poluição, à falta de tempo, à fazer tudo correndo, à não aproveitar as coisas simples da vida! E elas estão aí, todo dia... e deixamos passar... 

Sei que parece mensagem de livro de auto ajuda (que, a propósito, eu não gosto), mas a verdade é que a gente podia ser tão mais feliz se conseguisse aproveitar as coisas simples  do nosso dia a dia... Mesmo morando numa cidade grande, tendo a vida super atribulada, se a gente conseguisse parar um pouquinho que fosse, uns minutinhos, pra aproveitar algo que a gente normalmente deixa passar sem se dar conta... Olhar o céu, curtir uma música legal, conversar com alguém com quem a gente não fala há um tempão (se não for pessoalmente, por telefone, por e-mail, ou por qualquer tecnologia moderna!), falar besteira com amigos e dar umas boas risadas!! 


Fato é que a gente não precisa mudar de país, nem de cidade, pra dar valor e começar a aproveitar essas coisas simples! Basta prestar atenção e se esforçar um pouquinho! E depois que a gente começa, acostuma e não para mais!!

E aí? Que tal começar a olhar com mais calma as coisas mais simples, que estão à sua volta? Aposto que seu dia ficará bem mais divertido!

Beijos!
Tila.

6 comentários:

  1. Invejinha!
    Em setembro é a minha vez de matar as saudades das coisas (e pessoas, claro!) do Brasil!!
    :o)

    ResponderExcluir
  2. Tila, Adorei o post!!! Me chamem para os encontros de ex-BKBGs, hein!!! Bjos, Carva.

    ResponderExcluir
  3. Stella, você vai ver a loucura que é! Rs... sugiro que você marque encontros coletivos!Bjs!

    Carva, pode deixar que da próxima vez que eu for praí eu tento marcar com todos os "ex's"...de preferência numa churrascaria senão não cabe tanta gente! Risos... Saudades!! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Tila, muito bom o posto, como sempre, aliás.
    Beijo grande em você e no Fredão, de todos nós 5, mas especial dos 3!

    ResponderExcluir
  5. Elesbão, super obrigada! Fico feliz em saber quando estão gostando dos meus devaneios...rs...
    Beijos para toooooodos vocês! :)

    ResponderExcluir