terça-feira, 5 de julho de 2011

Minhas Listas: Livros - jan/jun 2011

Sou uma leitora apaixonada. Meus livros, ao lado das viagens, são minha paixão! Não vivo sem, pelo menos, um livro de cabeceira (e acabo levando-o da cabeceira para qualquer outro lugar em que saiba que vou ter um tempinho para leitura). Meu sonho é ter uma casa com uma biblioteca linda, daquela que a gente pode passar o dia todo lendo sem parar! Felizmente já contamos aqui em casa com uma quantidade razoável de livros e temos umas estantes bem lindas, cheinha com eles!! Olha só:



Quem me conhece sabe da minha compulsão por livros - vide o projeto "Biblioteca do Exílio", iniciado em Brasília, com a compra de mais de 60 livros para ler quando fosse removida para o exterior (tudo isso por medo de ir parar em "lugar algum na África", com acesso restrito a livros! Rs...).

Sou tão viciada em leitura que hoje em dia simplesmente não consigo dormir sem ler algumas páginas. Ainda que vá me deitar de madrugada, voltando de uma baladinha, preciso ler algumas páginas senão não consigo dormir! Criei o hábito há mais de 15 anos, quando deixei de ter televisão no meu quarto, e desde então virou um vício absoluto! Mesmo depois de me casar, e ter de abrir mão da minha resistência a ter uma TV no quarto (já que o marido adora televisão), mantenho o hábito da leitura - claro que eu tive de desenvolver uma habilidade peculiar para conseguir me concentrar na leitura, mesmo com a televisão  "falando" no meu pé de ouvido, mas consegui! (já estou tão craque que consigo ler até em outros idiomas, mesmo com a TV falando do meu lado! Rs...)

Por tudo isso, com muita tristeza, li há alguns dias a notícia de que, no Brasil, a média de livros lidos por ano/per capita, aumentou nos últimos anos... Explico: aumentou para 4,7 livros por pessoa, por ano!

Claro que eu não tenho pretensões de aumentar esse número para patamares razoáveis, mas resolvi escrever esse post, para listar os livros que eu li nesse primeiro semestre de 2011 e assim, quem sabe, incentivar a leitura de alguns títulos (ou quaisquer títulos!). E também porque, como aquele personagem do Nick Hornby (em "Alta fidelidade") eu adoro listas, e nada melhor do que uma lista de livros lidos! ;)

Sei que várias pessoas que leem meu blog já curte a leitura, e talvez essa minha listinha possa ajudar na escolha do(s) próximo(s) título(s)! Senão, no pior dos mundo, serve para organizar e publicar a minha listinha de livros lidos! (a propósito, há anos faço listas dos livros lidos... minha ideia agora é agregar uns comentários a cada um deles, para ajudar minha memória! Rs..).

Assim sendo, aqui está minha lista de livros lidos no primeiro semestre de 2011 (começando pelos que eu mais gostei, ok?): 

  • A trilogia Millenium ("Os homens que não amavam as mulheres" eu li em dezembro do ano passado, nesse ano li "A menina que brincava com fogo" e "A rainha do castelo de ar") - recomendo! Muito legal! Não dá pra largar o livro!
  • "Os Catadores de Conchas" - de certa forma é um clássico... pelo menos era um clássico lá em casa, pois minha mãe sempre quis que eu lesse e, por qualquer razão, até então não tinha me interessado... É um romance muito bom! Não tem como não adorar a narradora, sua história e sua forma de escrever! Adorei!
  • "Um dia" - muito booom!!! Adorei!! A ideia do livro é fantástica - descrever o dia em que  duas pessoas se conhecem e depois o que se passa nesta mesma data, na vida destes dois, ao longo de 20 anos. Muito bem escrito - me lembrou um pouco Nick Hornby, que eu também adoro. Outro que não dá pra largar! E quando acaba, deixa saudade...
  • "Pequena Abelha" - adorei! Triste demais, mas contado com certa leveza, que faz a gente não sentir de forma tão pesada a história... Vale a pena!
  • "Invisible" - eu adoro Paul Auster, então sou um pouco suspeita (apesar de que o último que havia lido dele achei bem ruinzinho..."Viagens no Scriptorium"). Mas esse eu gostei bastante! É perturbador... tenho certeza que vai ter gente que vai achar um pouco de mau gosto... mas eu achei bem bacana!
  • "Memórias póstumas de Brás Cubas" - bom... é um Machado.... e eu gosto de Machado. Gosto da sua ironia fina, das situações esdrúxulas, da crítica social. Não é o que eu mais gosto dele, mas vale a pena!
  • "Os caçadores de pipas"- outro que, de certa forma, é um clássico (ainda que, moderno). Não vi o filme, porque não tinha lido o livro. Estava há anos na estante e ainda não tinha lido. Gostei muito - embora durante praticamente o livro todo tenha tido vontade de esganar o narrador!
  • "O dossiê Pelicano" - já tinha lido vários outros títulos do Jonh Grisham (estilo romances de tribunais/estórias de advogados) e apesar deste já ter sido filmado, ainda não conhecia a história. É legal, mas não é o melhor (nem o pior del). Se tiver de ler um dele, que seja "Tempo de Matar", que pra mim é o melhor!
  • Da minha série "Conhecendo o Peru através de Mário Vargas Llosa": "Travessuras da menina má"; "Quem matou Palomino Moleroe "Os chefes". De todos que já li dele, "Tia Júlia e o escrivinhador" foi o que mais gostei. Mas, "A menina má" é bacana e "Os chefes" traz várias historinhas em Miraflores, portanto dá pra conhecer bem, pelo menos, o meu bairro! "Palomino" é mais triste, mas traça um perfil interessante das pessoas mais simples e do interior do país.
  • "A viúva Clicquot"- se você se interessa pela história de bebida, vale a pena (até pra saber que a mulher foi mesmo uma mulher de fibra!), senão, fica muito cansativo.
  • "Que loucura!"- louco demais, até pra um Woody Allen. Não curti.
  • "A cozinha açafrão"- me interessei pelo tema, por ter a ver com o oriente, mas ficou um pouco aquém das minhas expectativas. É bom, mas não é super legal!
  • "Balzac e a Costureirinha Chinesa" - outro que estava há bastante tempo na estante e eu ainda não tinha lido... gostei! Eu curto o jeito de escrever, meio lento - não é descritivo, é lento... diferente! Rs... E esse autor é chinês, mas já li outros japoneses que têm o mesmo estilo (também gosto também de livros de autores orientais porque trazem detalhes super interessantes da cultura deles). 
  • "A loja de pianos da rive gauche" - eu adoro pianos e adoro Paris... meio que não tinha como não gostar desse livro. É bem interessante, mas tem partes em que o achei meio cansativo. Então, a menos que você adore pianos e adore Paris, melhor passar...
  • "O casamento" - eu gosto de Nélson Rodrigues... mas precisa saber quem você está lendo para gostar desse livro... melhor ler "Pouco Amor não é Amor", se você ainda não leu Nélson Rodrigues... começar por esse pode lhe impressionar demais.  
  • "J'accuse!" - a menos que você se interesse por história, ou pela vida do Emile Zola, não vale a pena. Cansativo demais.

Bom, essa é a minha listinha do primeiro semestre... não era tudo que eu queria ter lido  (com a correria da mudança, adaptação, etc... não deu pra ler o quanto eu queria, mas deu pra me divertir bastante com o que li!). De toda forma, espero que consiga inspirar boas leituras para vocês! 

Beijos!
Tila.

2 comentários:

  1. Muito boa a lista, depois ´[e so voltar aqui pra conferir. Acho q vc deveria fazer uma a cada semestre...rsrs.
    Preciso correr pra bater a media nacional. Este ano li somente 3! Tô me arrastando nuim ali, mas na disciplina de ler pelo menos 2 páginas antes de dormir (mas e q tenho estado acabadaça!)Quero ver se começo pelo da catedral de Barcelona...

    ResponderExcluir
  2. Nanoca, o projeto é uma por semestre mesmo! Risos... Agora, veja se começa logo o livro da Catedral porque não tem como não adorar!! Eu já tô de olho no segundo livro, do mesmo autor, que é do mesmo gênero - histórico, romanceado através da vida de uma família! Adoro livro assim! Vou pedir pra meus pais me trazerem de presente de aniversário! ;)

    ResponderExcluir